Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de março de 2012

Base Aérea de Natal - Parnamirim Field


Em 2 de março de 1942, é criada a Base Aérea de Natal (BANT), através do Decreto Lei nº 4.142 assinado pelo ministro da aeronáutica, Salgado Filho, durante o governo de Getúlio Vargas. Para a população, simplesmente a “Base”.


A construção foi financiada pelo governo dos Estados Unidos da América, e fez parte do engajamento do Brasil no esforço de guerra dos Aliados contra o Eixo, no maior conflito armado que a humanidade já viu, conhecido como Segunda Grande Guerra. Em uma área com mais de 9 milhões de metros quadrados, foram construídas novas pistas asfaltadas onde poderiam operar aviões bombardeiros de porte médio, além de pistas secundárias de rolagem, áreas de estacionamento e hangares, assim como todo o equipamento necessário no auxilio a navegação aérea, comunicação e operações.


Parnamirim Field possuía instalações onde poderiam alojar-se 1.800 oficiais e mais de 2.700 praças, necessários ao andamento das operações. Era a parte leste da Base, ocupada pelos americanos, enquanto a oeste ficava a cargo da FAB. A partir daí, o “Trampolim da vitória” estava montado. Uma verdadeira ponte aérea foi criada entre a Base e a África, abastecendo as tropas que lá lutavam contra o nazi-facismo. 


Uma nova estrada foi aberta e pavimentada, em apenas seis semanas, ligando o porto de Natal a Base, para agilizar o transporte de cargas. A conta de todo o projeto foi paga pelo governo dos Estados Unidos. Seis mil trabalhadores se revezaram dia e noite, a um custo 9,5 milhões de dólares, para concluir os trabalhos. 


Mas antes mesmo da formalização do acordo entre Brasil e Estados Unidos, e da declaração de guerra do governo brasileiro ao eixo (Alemanha, Itália e Japão), em junho de 1941 alguns bombardeiros da US Air Force disfarçados de cargueiros já passaram pela Base, com destino a África.


No auge de sua ocupação e funcionamento, teve pousos e decolagens a cada minuto, e aproximadamente 15 mil pessoas transitando, entre civis e militares, além de possuir estrutura completa de uma cidade com bares, teatro, cinema, mercado e igrejas. Essa movimentação toda, e a nova cultura que trazem esses norte-americanos com sua música, língua, festas, alimentos e dólares vai transformar em demasia o cotidiano da até então, pacata capital.


Ainda hoje há, na Base, prédios construídos pelos norte-americanos na segunda guerra mundial em perfeito estado de conservação, contrastando com a modernidade dos atuais caças que ocupam os também modernos hangares.  

Fontes:
Jornal Tribuna do Norte

Um comentário:

  1. Olá Milton.
    Parabéns pelo seu blog, é muto interessante.
    Valeu pela postagem sobre Natal na época da Segunda Guerra. Vou enviar para meus amigos.
    Abraços.
    Rostand Medeiros

    ResponderExcluir